Mortes nos manicômios triplicam nos meses mais frios do ano

Hospital Psiquiátrico Vera Cruz: mortes triplicam nos meses mais frios do ano

Levantamento de Indicadores sobre os Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba e Salto de Pirapora realizado pelo prof Dr Marcos R. V. Garcia (UFSCAR-Sorocaba), prof Leandro de Campos Fonseca (UNIP-Sorocaba) e Sergio Augusto Garcia Jr (discente Unip-Sorocaba) mostra que o número de mortes no Hospital psiquiátrico Vera Cruz é três vezes maior nos meses mais frios do ano. São 28 mortes no segundo quadrimestre (maio a agosto), contra 8 no primeiro e 10 no terceiro. Estes dados sugerem  uma falta de cuidados adequados aos pacientes em relação à proteção contra o frio.

Uma resposta

  1. Pessoal, todos aqueles que me conhecem sabem da minha paixão e de minha dedicação em especial na área de Psicopato e da convivência que já tive, sobretudo nos anos a frente da disciplina, DENTRO de alguns hospitais psiquiátricos de nossa região, por isso não posso deixar de me manifestar!!
    Acredito que precisamos sim nos posicionar e lutar por melhoras EM QUALQUER TIPO de atendimento – não só aos pacientes psiquiátricos, mas também acho que é preciso muito cuidado e não só números, no papel, para algumas afirmações.
    Minha fala não vem em defesa de QUALQUER INSTITUIÇÃO, mas é só mais um dado para pensarmos e para contribuir com essa reflexão.
    Qualquer pessoa que já tenha passado mais de algumas horas em uma instituição psiquiátrica, ou convivido de perto, com frequência, com um portador de sofrimento mental, sabe que, nem sempre, apesar de recursos ao alcance deles, isto quer dizer que eles vão utilizá-los!!! Quantas e quantas vezes eu, acompanhada de grupos de alunos, não fizemos coletas de agasalhos e levamos a pacientes em instituições, demos PESSOALMENTE para eles, também de calçados, para que, ou eles sequer vestissem ou vestissem e “desvestissem” um segundo após. Algumas dessas pessoas têm uma intolerância a qualquer tipo de veste ou calçado que se lhes coloquem!! Volto a afirmar, isso não é uma justificativa para que pacientes contraiam e, muito menos, morram de pneumonia, mas é um dado a mais para a reflexão!!
    Isso também não quer dizer que algumas instituições possam, sim, ser negligentes nos cuidados com seus usuários, inclusive instituições não psiquiátricas – o que não quer dizer que podemos jogar todas elas no fogo – ou no lixo – sem uma reflexão cuidadosa, responsável e comprometida!!!
    Abraços, Melanie

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: