Vereador de Sorocaba propõe comissão para acompanhar atendimento em hospitais psiquiátricos

Do Blog do Vereador Izídio

O vereador Izídio de Brito Correia (PT) está solicitando, por meio de requerimento protocolado na manhã desta quarta-feira, 9, que a Câmara Municipal institua uma Comissão Especial de Acompanhamento do Atendimento e Condições dos Internos nos Hospitais Psiquiátricos de Sorocaba.

Um estudo realizado pelo Flamas (Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba), apresentado aos vereadores na sessão do último dia 3 pelo professor e doutor em Psicologia Social, Marcos Garcia, afirma que, atualmente, acontece uma morte a cada cinco dias e meio nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba. A cidade, hoje, conta com o quatro sanatórios: Hospital Vera Cruz, Hospital Mental, Teixeira Lima e Jardim das Acácias.

A pesquisa, que foi baseada em dados do Ministério da Saúde, obtidos pelo sistema Datasus (banco de dados do Sistema Único de Saúde) e SIM (Sistema de Informações sobre Mortalidade), ressalta que a média dos pacientes mortos é de 49 anos, 14 anos abaixo da expectativa de vida de portadores de doença mental no Brasil. Segundo o professor, outra questão relevante é a causa das mortes, muitas por motivos evitáveis, como infarto e pneumonia.

Para o petista, a gravidade dos dados tornou necessário um acompanhamento do legislativo sorocabano. “Não podemos permitir que as instituições de saúde mental, que existem para oferecer tratamento digno aos pacientes, sejam locais onde vidas estejam em risco. A recuperação dos pacientes é a finalidade do tratamento com política de humanização, portanto as mortes são inadmissíveis”, afirma Izídio de Brito.

A questão da Luta Antimanicomial já vem sendo abordada por Izídio de Brito desde o início de seu mandato. Duas audiências públicas já foram realizadas e outra está agendada para 18 de maio, data em que se comemora dia Nacional da Luta Antimanicomial.

Assinaram o requerimento para a criação da Comissão Especial, juntamente com Izídio de Brito, os vereadores Francisco França (PT), Anselmo Neto (PP), Cláudio do Sorocaba I (PR), Rozendo de Oliveira (PV), José Crespo (DEM) e Luis Santos (PMN).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: