Fórum de Luta Antimanicomial leva denúncias de Sorocaba a Brasília

 

Do site do Vereador Izídio

Segunda-feira, 28 de março de 2011

Na próxima quinta-feira (31/3), representantes do FLAMAS (Fórum de Luta Anti Manicomial de Sorocaba) participam de uma audiência com a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, para debater denúncias de mortes na região de Sorocaba. Um dossiê organizado pelo movimento, que registrou a ocorrência de 459 mortes em hospitais psiquiátricos da região num período de quatro anos, será entregue à Ministra.

A discussão sobre a situação da região também contará com a presença do coordenador da área técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Dr. Roberto Tykanori. O movimento espera que o material também chegue à Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos).

Estarão representadas na reunião o Conselho Federal de Psicologia, a Federação Nacional de Psicologia, o Conselho Regional de Psicologia São Paulo, o Sindicato dos Psicólogos do Estado, o FLAMAS e a Defensora Pública de São Paulo, Daniela Skromov.

Histórico

Sorocaba apresenta alta concentração de número de leitos de psiquiatria, chegando a ter 9,52% do total de leitos do estado. Sorocaba, que em 2008 possuía 586.680 habitantes segundo levantamento da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE), concentra 1455 leitos de psiquiatria registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O número corresponde a um leito de psiquiatria para cada grupo de 403 habitantes. Em São Paulo, onde residem 10.940.311 habitantes, segundo o SEADE, há um leito de psiquiatria para cada 6.594 habitantes.

Mesmo Campinas, onde o índice de concentração de leitos é um pouco maior que na Capital, a proporção é de um leito para cada grupo de 5.280 habitantes, número bem distante da proporção sorocabana. E em São José dos Campos, com população pouco maior que Sorocaba, o índice chega a um leito de psiquiatria para cada 1.664 habitantes.

Flamas – Fórum da Luta Antimanicomial de Sorocaba

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: