Comissão Especial visita hospital psiquiátrico Teixeira Lima

Do Izidiopt.com

O Instituto Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima recebeu a visita dos membros da Comissão Especial dos Hospitais Psiquiátricos da Câmara de Sorocaba, que investiga denúncias sobre o atendimento nessas instituições. A vistoria, que estava prevista desde a semana passada, aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 13, quando os parlamentares definiram qual a clínica que deveria ser inspecionada.

O presidente Izídio de Brito (PT), o relator Luis Santos (PMN) e os vereadores José Crespo (DEM), Rozendo Oliveira (PV) e Neusa Maldonado (PSDB), chegaram ao local às 6h55. Depois de negociações com o diretor clínico do hospital, o psiquiatra Dirceu Doreto, às 8h25, a equipe recebeu autorização para entrar no prédio. A espera ocorreu sob a alegação dos leitos e refeitórios estarem recebendo serviço de limpeza.

Durante a visita, os vereadores percorreram todo o hospital e tiveram a oportunidade de conversar com enfermeiros, funcionários e pacientes, além de obter informações sobre o seu funcionamento. Acompanhados da equipe de imprensa da Câmara, registraram fotos e imagens do local e situações presenciadas.

Segundo o médico diretor, o hospital atendeu nos últimos cinco anos, a cerca de 4.800 pacientes, registrando 45 mortes desse total. O dado corresponde ao levantamento realizado pelo Fórum de Luta Antimanicomial, que resultou na criação da Comissão Parlamentar Especial.

Um relatório sobre a vistoria deve ser elaborado já no início da próxima semana, porém, o presidente da Comissão adianta que um dos pontos que chamaram a atenção é o número pacientes que, aparentemente, não precisariam estar internados. “A princípio, observamos que há pessoas residentes lá que podem ser tratadas de outras maneiras, com ações substitutivas, evitando assim muitas internações”, ressalta Izídio de Brito.

Reunião

Após a visita, às 11h, os vereadores conversaram na sala de reuniões da Câmara, onde listaram documentos e informações que serão solicitados e rediscutiram estratégias, foco e pessoas a serem convidadas para depor. “Com a repercussão dos trabalhos da Comissão, muitos foram os interessados que se manifestaram para falar sobre casos vivenciados”, observaram os vereadores.

“Pretendemos ouvir todas as histórias e fatos e como esta é uma comissão especial, portanto sem prazo para encerramento, o faremos, mas definimos que, primeiro, convidaremos os já listados anteriormente”, explica o presidente Izídio de Brito.

Na discussão, os parlamentares também decidiram que os convidados para depor na oitiva da próxima sexta-feira, dia 20, serão o atual secretário Municipal de Saúde, Ademir Watanabe, e o diretor clínico do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, Dr. Dario Doreto.

Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: