Vereadores fazem visita surpresa em hospitais psiquiátricos em Sorocaba

Do Temmais.com

Os vereadores fizeram visitas surpresa em hospitais psiquiátricos de Sorocaba nesta sexta-feira (13). A equipe chegou ao hospital por volta das sete horas da manhã, eles foram sem avisar. Na recepção tiveram de esperar mais de meia hora, pelo diretor clínico Dirceu Albuquerque Doretto. Os parlamentares explicaram o motivo da visita mas a entrada só foi autorizada uma hora e meia depois.

Quando os vereadores entraram funcionários trabalhavam na limpeza dos cômodos. A visita começou pela ala feminina e os parlamentares viram os quartos, as enfermarias, a sala de atendimento, o consultório médico. Nenhuma irregularidade foi encontrada. A comissão formada para investigar denúncias de possíveis falhas no atendimento a doentes mentais também vistou a ala masculina e também não flagraram nada de errado.

A comissão foi criada depois que um professor da Universidade Federal de São Carlos divulgou um relatório do número de mortes nos sete hospitais psiquiátricos da região de Sorocaba. Em quatro anos, morreram 459 internos e o levantamento é analisado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos de Brasília e pela Defensoria Pública de São Paulo. Auditores e fiscais já visitaram o hospital Vera Cruz e encontraram irregularidades. O resultado da análise sai nos próximos dias.

De acordo com o Flamas, o Fórum de Luta Antimanicomial de Sorocaba, o Teixeira Lima está na lista dos hospitais psquiátricos do estado de São Paulo com maior número de mortes. Em quatro anos morreram no hospital 45 pacientes.

O hospital psiquiátrico Teixeira Lima tem 254 leitos e 105 funcionários. Deste total, 46 são auxiliares de enfermagem que trabalham diretamente com os internos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: