Resposta do Prof. Marcos Garcia às declarações feitas na oitiva de 13.07.2011 da Comissão Especial de Vereadores

Nobres Vereadores,

Fui informado hoje por telefone que estava sendo realizado uma oitiva da Comissão, onde foi solicitado um parecer sobre a pesquisa em andamento que coordeno, intitulada “Levantamento de Indicadores sobre os Manicômios de Sorocaba e Região”.

Lamento não ter sido informado deste evento, visto que gostaria de contribuir com o debate. Infelizmente só pude assistir ao debate final pela televisão, não tendo visto a apresentação do parecerista. Neste debate, porém, fui citado de forma bastante negativa, incluindo, entre outros argumentos, o fato de ter falsificado dados, de não os ter analisado adequadamente e de ter interesses políticos por trás da realização da pesquisa.

Por este motivo, venho por meio desta solicitar direito de resposta às críticas feitas e pedir um segundo parecer sobre a pesquisa, uma vez que a Saúde Mental é um tema onde há forças antagônicas atuantes tanto nos serviços quanto na academia e gestores, que levam a análises muito díspares dos temas em pauta.

Venho também repudiar veementemente a declaração feita por um dos presentes na oitiva de que os dados seriam fraudados e que o número de mortes nos hospitais psiquiátricos de Sorocaba seria menor do que o descrito na pesquisa que coordeno. Como comprovante, envio Relatório de Auditoria das mortes, realizado pela Prefeitura Municipal [clique aqui para acessar o Relatório de Auditoria] e repassado a mim pela coordenadora de Saúde Mental do município, Dra Maria Clara Suarez. As tabelas de óbitos referentes aos hospitais psiquiátricos “Jardim das Acácias” (na pg 2), Mental (na pg 5), Teixeira Lima (na pg 7) e Vera Cruz (pg 9) mostram EXATAMENTE os mesmos dados da pesquisa por mim coordenada, de 233 mortes de pacientes internados nestes hospitais entre 2006 e 2009, das 459 ocorridas na região (conforme pode ser visualizado na pg 12 do relatório preliminar da pesquisa, disponível no link: https://flamasorocaba.files.wordpress.com/2011/06/dossie-junho1.pdf )

Quanto às análises feitas, reitero as que estão documentadas no relatório preliminar da pesquia por mim coordenada, referente à comparação com as mortes DOS OUTROS HOSPITAIS PSIQUIÁTRICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, que é a análise fundamental a ser feita, uma vez que a comparação com Hospitais gerais evidentemente é descabida para fins de análise. Estas análises, baseadas em dados oficiais, mostram que:

– a taxa de mortalidade por 100 leitos é o dobro em nossa região se comparada ao restante do Estado

– as mortes ocorrem em idade mais precoce (49 anos na cidade de Sorocaba e 53 na região, contra 62 no restante do Estado de São Paulo);

– as mortes por infarto nos manicômios da cidade de Sorocaba são percentualmente quase o dobro daquelas ocorridas nos manicômios do restante do Estado (27,8 % X 15,6 %), o que equivale a quase quatro vezes mais mortes de infarto, já que a taxa de mortalidade por 100 leitos é o dobro.

– as mortes por pneumonia nos manicômios da cidade de Sorocaba são percentualmente 2,5 vezes mais frequentes na mesma comparação (13,3 % X 5,2 %), o que equivale a cinco vezes mais mortes por pneumonia, já que a taxa de mortalidade por 100 leitos é o dobro aqui.

Finalmente, cumpre ressaltar que não pertenço (e nunca pertenci) a partido político algum. A eventual espetacularização feita pela mídia é um processo que independe de minha vontade. Nas vezes em que fui solicitado a falar para algum veículo, coloquei sempre os resultados da pesquisa de forma cuidadosa e continuarei fazendo o mesmo.

Termino com os votos de estima a todos e com o desejo que o calor do debate não leve nenhum dos participantes a ensejos de ataques pessoais. Relembro o que eu disse, na oitiva em que estive presente: “opositores não são inimigos”. O embate de idéias é fundamental em uma sociedade democrática e busco sempre contribuir com o mesmo.

Att,

Prof. Dr. Marcos Roberto Vieira Garcia

UFSCAR / campus Sorocaba

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: