“A Casa dos Esquecidos”: Programa Conexão Repórter sobre o Hospital Psiquiátrico Vera Cruz de Sorocaba

ATENÇÃO: O PROGRAMA CONTÉM IMAGENS FORTES

Obs: por problemas na hora da gravação ficou de fora o início com a apresentação do programa, onde é explicado que as filmagens foram feitas por um repórter disfarçado como auxiliar de limpeza.

Parte 0

Parte 1

Parte 2

17 Respostas

  1. muito triste só deus;;;;chocada…

  2. onde anda os politicos dessa região.Muito sofrimento p/ esses povo.Deus tem misericordia.Parabéns para o reporter.

  3. Horrível, fiquei chocada! Pensei que essa situação tivesse acabado anos atrás, mas ainda ocorrem nos dias de hoje e aquí ao nosso lado. Onde estão nossos governos, que fiscalização é essa? Porque não investem nos CAPS que são serviços que realmente tratam como seres humanos esses indivíduos? Esses Manicômios devem ser extintos e dar lugar aos serviços humanizados. O modelo de tratamento de Saúde Mental que está previsto no SUS são os Centros de Atenção Psicossocial onde os pacientes não são excluídos da sociedade. Também as Unidades Básicas deveriam ter equipes de Saúde Mental , para tratar os casos que não necessitam de maior intensidade de cuidados. A internação deve ser evitada e pode ser, na grande maioria dos casos. Qundo a internação se faz necessária como último recurso durante a crise, ela deve ocorrer no menor tempo possível e não num lugar como esse;´assim que melhore o paciente deve retornar ao acompanhamento nos CAPS. Ele não deve ser sempre incluído no convívio social e não afastado. Não é possível nenhum ser em sofrimento psíquico ficar bem nessas condições. Isso não pode ser chamado de tratamento.Que sentimento terrível de impotência e descrença nos nossos governantes. Só promessas vazias nas épocas de eleição, e a população crédula dá seu voto e recebe o descuido, o desprezo, o desamor pelo seres humanos.
    Judith Meyer Camargo da Foseca- Terapeuta Ocupacional.

  4. Essa é somente uma das realidades mostradas neste grande Brasil se o Conexão Repórter fosse a outras cidades constataria atrocidades e violação de Direitos humanos e a degradação da condição humana.

    O problema da Saúde Mental tem que ser percebido por outro enfoque, o social. As famílias precisam sentir-se pertencentes do processo, necessitam cuidar e não proporcionar aos seus entes o abandono afetivo ou que fiquem a mercê da sorte. É de suma importância que denúncias como estas, sejam deflagradas e que a justiça não cruze os braços diante de crueldades como as que acabamos de constatar e que foram reveladas para todo o Brasil.

    Exemplos como este do Programa Conexão Repórter, comprometido em veicular a verdade necessitam ser copiados por todos os lados desse imenso Brasil para que sejam mostradas as violências. Precisamos não mais compactuar com a Lei do Silêncio.

    Parabéns a toda a equipe de produção!

  5. Se as cenas são fortes é Pq a realidade é Assim!!! Triste, triste. parabéns ao prgrama?!!

  6. isso e um pouca vergonha so no brasil msm

  7. Bem, a culpa é do GOVERNO, lógico que tem um ou outro mal profissional, mas a culpa é do GOVERNO!

  8. Abaixo a esse lugar, é dificil quem estuda Psicologia ver isso é lamentavel ver que existem pessoas assim.

  9. Isso devia ser espalhado no mundo inteiro, que vergonha de ser brasileira, tenho uma filha doente, mas nao penso cuidar dela ai no Brasil .

  10. Combate ao Crime Organizado e a proibição do Nepotismo em Hospitais Psiquiátricos, já!
    Fiscalização surpresa é necessária e devem ser frequentes, na medida do possível.
    Nessas instituições ditas filantrópicas e beneficentes, existem muitos caciques e deficiência de poucos profissionais capacitados para atender esses pacientes necessitados e altamente comprometidos. E mais, a demissão nesse ambiente de trabalho ou induzir o funcionário a pedir a conta é altamente frequente. Isto prova o comprometimento da diretoria em querer dar o melhor atendimento e serviço para seus internos (sic).

  11. Nossa fiquei muito triste pois e ai que vejo a falta de amor pelas pessaos , pessoas que precisam de carinho cuidados , Meus Deus tenha mesericordia dessas vidas e ajude eles envie anjos e arcanjos a favor dessas pessoas interceda po eles meu deus estou chocada ….

  12. excelente matéria. Acorda Brasil. Melhorias nos atendimentos e efetivo cumprimento da lei SUS.

  13. Sistema desumano, merece atenção de nossas autoridades competentes, e também procurar ajuda de profissionais capacitados. Os doentes precisam ser tratados dignamente, não é?

  14. sou auxiliar de enfermagem me chamo jocely amo q faço mais em hospital psiquiatrico não tenho vontade e nem coragem de trabalhar por tantas coisas q ja ouvi na minha opinião auxiliares q se submetem a fazer esses tipos de trabalhos subhumanos não devem cuidadar de humanos pois nosso trabalho e garantir a saude e a integridade tenho desprezo por esses auxiliares pensen nisso quando forem trabalhar com humanos

  15. GOSTARIA Q A MÂE PAI FILHO OU QQ PARENTE DESSES FUNCIONARIOS ASSASSINOS PERMANCESSM NAQUELE AMBIENTE TRATADOS PELOS MESMOS.

    • INCLUSIVE A MÂE DO DIRETOR PRESENTE A MEDICA SAFADA Q MOSTROU A CARA ONTEM NA REPORTAGEM TODOS OS ASSASSINOS DA ENFERMAGEM Q PEMANEÇAM TRANCADOS NUM MANICOMIO JUDICIARIO NAS MESMAS CONDIÇOES DAUELAS PBRES CRIATURA QUE OS SUSTENTAM COM OS SEUS 76 REAIS EPOUCO AO DIA .VAGABUNDOS ASSASSINOS DESEJO Q TODA ESSA QUADRILHA QUEIME NO INFERNO PARA TODO O SEMPRE AMEN

  16. Muito obrigada por compartilhar. Quero muito ver essa reportagem, e não pude assisti-lo ontem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: